Dicas do Studio da Mata


Flores do Alimento

Primavera!
Na estação das flores, destacamos aqui as "flores do alimento" espécies comestíveis que nem sempre tem a oportunidade de despontar no jardim e mostrar suas floradas exuberantes! Isso porque muitas vezes ao colher nosso alimento, suas inflorescências tem que ser cortadas da planta ainda imaturas. É o caso, por exemplo, da alcachofra, do brócolis e do quiabo, para citar alguns.
Na ala dos temperos, pode-se dizer que algumas flores têm até a oportunidade de se mostrar: as pequenas flores de tom azulado da sálvia, a flor em forma de estrela da pimenta-jalapéno e as belas flores da cebolinha-francesa com seu formato globoso e tom arroxeado.
Algumas flores, porém, são mais conhecidas e já são utilizadas em receitas assim como seus frutos. É o caso das flores da abóbora e da abobrinha, e também do jambú, popularmente usadas na região Norte do Brasil.
Mesmo que negligenciadas pelos humanos, as "flores do alimento" não passam despercebidas pelas abelhas e outros insetos, que correm para polinizá-las.
Nesta primavera, surpreenda-se com belas floradas de espécies comestíveis, que deixam de agraciar o jardim mais vezes por falta de oportunidade.
Vale a pena apreciá-las antes de colhê-las para preparar suas saladas e receitas salgadas!



Estrada Bernardo Coutinho, 1861 - Araras - Petrópolis/RJ - (24) 2222-4634