Editorial


Revista By Itaipava
Junho / Julho 2000 - pág. 40 - 43

Provence Carioca

ARQUITETO DA TRANSFORMAÇÃO

Admirador de Zanini, Alexandre Sodré é um arquiteto que também embarcou na opção por projetos integrados à natureza. Estabelecido na região há 13 anos, ele projeta casas que são construídas com diversos materiais naturais, principalmente toras de madeira. Atento às questões ambientais, Sodré utiliza, hoje, somente árvores de eucalipto, cujo corte é compensado por um reflorestamento planejado.

A casa de Sodré, localizada no alto de um morro, em Araras, foi toda planejada para aproveitar a luz do sol: há janelas por toda à parte. A claridade que adentra a casa, além de embelezar os detalhes da decoração feita por sua esposa, a paisagista Rita Ribeiro, tem também um motivo funcional: não havia fornecimento de luz elétrica, no primeiro ano em que se mudaram.

Outra marca interessante na construção da casa é que foi feita utilizando materiais obtidos em demolições. Tijolos moldados por escravos na época do império, esquadrias e portas de fazendas antigas, janelas de casarões coloniais – cada canto de sua residência já teve uma história prévia. O resultado, esteticamente, é de encantar os olhos. Bem planejada, a casa, do lado de fora, apresenta diversas facetas. De cada ponto que se vê, parece estar-se olhando para uma residência diferente.




Bem planejada, a casa, do lado de fora, apresenta diversas facetas. De cada ponto que se vê, parece estar-se olhando para uma residência diferente.

Estrada Bernardo Coutinho, 1861 - Araras - Petrópolis/RJ - (24) 2222-4634