Editorial


Revista Arquitetura e Construção
Janeiro / 1998

64 m²

Quarto-e-sala nas montanhas

“Apesar de pequeno, ele é muito aconchegante e hospitaleiro”, diz a advogada, que optou pelo arquiteto ao ver seus projetos, marcador por um estilo mais rústico.
O segredo de Alexandre está no uso dos materiais naturais: madeira, pedra e tijolo. No caso do Rancho de la Pedrera, a tática foi conjugar paredes de tijolinho maciço aparente com outras de tijolo baiano pintadas, que permitem a passagem do encanamento e da instalação elétrica.
“Se todas as paredes ficassem da cor do barro, os ambientes pareceriam pesados, pois o telhado de Angelim é escuro. Por isso, deixei algumas superfícies brancas, para ampliar o espaço, que não é grande”, explica.


A paisagista capixaba Rita Ribeiro escolheu arbustos floridos e pendentes, como a russélia, para amenizar o muro de granito bruto da região. Sobre este, ergue-se a casa, iluminada pela larga varanda e pelo retângulo de vidro na fachada principal.

Desenho
64m²
Veja que a área maior foi dedicada aos espaços de lazer – deck e salas-, agradando em cheio os proprietários, ávidos por descanso.
Banheiro, cozinha e área de serviço ocupam apenas um quarto da planta

Estrada Bernardo Coutinho, 1861 - Araras - Petrópolis/RJ - (24) 2222-4634