Editorial


Revista Estações de Itaipava
Primavera 2007 - pág. 14

Lar, doce lar

LOG HOMES

Casas com estilo rústico e aconchegante fazem sucesso na Serra.




     Um tipo de construção vem se tornando muito comum na região nos últimos anos: casas de alto e médio padrão, edificadas com uso de madeira roliça de reflorestamento. São as tecnicamente chamadas log homes ou popularmente conhecidas como “casas de tora”. Elas podem ser totalmente construídas em madeira - como aquelas famosas cabanas canadenses, muito vistas nos filmes - ou da forma que por aqui é mais usual, em que as estruturas são de toras, mas os preenchimentos são em alvenaria, concreto e gesso acartonado. Não só casas, mas também haras, sedes de condomínios e até shoppings centers já se renderam a essa nova mania de utilizar as toras na estrutura de seus projetos arquitetônicos.
     O efeito visual dispensa qualquer comentário. Mas são muitas as vantagens desse tipo de projeto. O conforto térmico é um deles, segundo o arquiteto Alexandre Sodré , titular do Studio da Mata, escritório localizado em Itaipava que se especializou neste tipo de construção. A madeira possui um índice de isolamento térmico muito alto, tanto no inverno quanto no verão, fazendo com que uma log seja mais quente ou mais fresca, de acordo com a temperatura da estação. Além disso, o isolamento acústico também é maior.
     O cartão de visitas do arquiteto é o seu próprio escritório, localizado na Estrada União e Indústria, e edificado com a combinação de madeira roliça de eucalipto e alvenaria. Ali é possível ter uma idéia real deste tipo de construção e de sua harmonia com o meio ambiente. Ele destaca ainda como vantagens o aspecto estético e a rapidez na execução da obra. “Calculamos que a execução de uma obra com esse tipo de estrutura propicia uma economia de tempo em torno de vinte por cento”, observa.

Estrada Bernardo Coutinho, 1861 - Araras - Petrópolis/RJ - (24) 2222-4634