Editorial


Revista Piscinas e Churrasqueiras
Janeiro/2009 - pág. 38 - 39

Churrasqueira

Campestre

A utilização de materiais de demolição proporcionou um aspecto rústico à churrasqueira

Com aspecto rústico, essa churrasqueira na região de Araras, distrito de Petrópolis, RJ, possui uma grande estrutura que abriga cozinha, sala de refeição, bar e pequeno estar com TV. O ambiente fica no nível inferior da casa, próximo ao gramado da piscina. Junto dela está a sauna seca com área de repouso e hidromassagem e também uma adega climatizada. O arquiteto Alexandre Sodré, do escritório Studio da Mata, de Itaipava, RJ, propôs unir todos esses elementos em um grande ambiente aberto, que tivesse ligação direta ao exterior e, ao mesmo tempo, com acesso pelo interior, dando apoio à área de piscina e o conforto solicitado para a época do inverno.
O material utilizado na construção da churrasqueira, assim como das paredes, foi o tijolo maciço de demolição. No forno e nos detalhes das bancadas, foi aplicado revestimento cerâmico Lepri, com variações de cores, que vão do palha ao café, complementados com as peças de madeira selecionadas.
Para a cobertura, foram instaladas diversas madeiras. Na estrutura principal, peças de peroba do campo de demolição marcam presença. Nos caibros foi escolhida madeira jatobá aparelhada e no forro, cedro. Tudo enfatizou o estilo rústico desejado para o ambiente e contribuiu para as refeições animadas dos moradores.



Estrada Bernardo Coutinho, 1861 - Araras - Petrópolis/RJ - (24) 2222-4634