In recent years, the steel sports replica watches uk has become a new favorite on the clock market, especially among the high-end watch brands, with the unique characteristics of the uk replica watches brand's unique DNA, relatively high cost performance, wild and other excellent features, have been watch enthusiasts favorite. Then replica watches a Portuguese series of marine elite chronograph wristwatches being sold. This watch is a commemorative model launched by the brand at the 75th anniversary of the Portuguese series and is more sporty in appearance than the replica watches online Portuguese timepiece.

Editorial


Revista Construir
Abril/2009 - pág. 48 - 51

Paisagismo

Deixe o Verde entrar!

Um jardim interno é uma boa opção para colorir os ambientes e trazer um pouco de natureza para dentro de casa.

Atenção, especialistas alertam: viver em contato com a natureza faz bem à saúde! "As plantas trazem vitalidade para o dia-a-dia, relaxam a mente e proporcionam bem-estar a todos", diz Débora Giannotti, paisagista de Cotia, SP.
E não é só ela que pensa dessa forma. Quem não gosta de estar perto do verde ou contemplar o colorido das flores? "A natureza transforma a vida em canção", dizia o compositor brasileiro Vinicius de Moraes. Então, que tal se inspirar nas palavras do artista, abrir a porta da casa e convida-la a entrar? Os jardins internos - ou de inverno, como também são conhecidos - são boas opções para "pintar" de verde os ambientes da casa. "Pode ser um bonito pano de fundo para a sala, dar charme à cozinha e trazer luz natural para os corredores", conta a arquiteta paisagista Celeste Mores, de Campinas, SP.
No entanto, antes de projetá-lo, Rita Ribeiro, paisagista do Studio da Mata, de Itaipava, RJ, alerta para a importância de cuidados especiais. "O local deve ter boa iluminação e controle de circulação de ar, além de uma drenagem suficiente". Se o ambiente não for iluminado, ela sugere a criação de uma clarabóia. "É possível desenvolvê-la com estrutura metálica ou de madeira e complementá-la com vidro ou policarbonato", conta Rita. A ventilação é outro ponto importante. "Os jardins internos são os pulmões dos ambientes. É fundamental que o ar entre por um lado e saia por outro", alerta Rita. Débora diz que grandes janelas, aberturas ou vãos podem resolver o problema. Outra questão fundamental, segundo ela, é garantir uma boa drenagem. Se não há sol no ambiente, é preciso criar um sistema para escoar a água. Uma dica é cavar uma vala até 1 m de profundidade, instalar no local um sistema de drenagem e cobri-lo com pedriscos ou uma camada de terra do jardim.
Para compor os projetos, os paisagistas Maier Gilbert e Alexandre Braga, de São Paulo, SP, fazem uma lista: "pedrisco de diversas cores, seixos de diferentes tamanhos, pedras esculturais, fontes, cascatas e belas plantas". Além dos elementos especiais, eles dizem que há passos importantes que devem ser seguidos para deixar o jardim sempre bonito. "É preciso conhecer o local, desenvolver o projeto, preparar o solo, comprar as plantas, partir para o plantio e, depois que estiver tudo pronto, realizar manutenção mensal". Débora conta que a escolha de um cantinho para o jardim deve ser criteriosa. "É o ambiente que vai determinar uma boa adaptação para as plantas. Verifique se o local tem luz, umidade, claridade e ventilação. Além disso, deve ser de fácil manutenção e não atrapalhar as outras funções da casa". A partir daí, de acordo com ela, é possível escolher as plantas. Se o objetivo é ressaltar a beleza das espécies, uma boa pedia é selecionar algumas "companhias" especiais para elas.
"Mesas, bancos, vasos, fontes e cascatas são sempre bem vindos", diz Rita. Não há regras para a definição do espaço do jardim, de acordo com Celeste. "Muitas pessoas pensam que as plantas devem ficar espremidas em um canto. Nos meus projetos, a casa 'entra' na natureza, pois o jardim emoldura os ambientes. Eles completam a arquitetura com harmonia", conta. Débora alerta para a preocupação em cumprir o objetivo principal dos jardins internos. "O importante é trazer a área externa para dentro de casa!".

Cuide das plantas

A manutenção dos jardins deve ser periódica. "O processo é básico, com rega a cada dois ou três dias", conta Rita. Para saber se a planta precisa de água, a paisagista dá a dica: "coloque a mão na terra e sinta a umidade. Você só deve molhar as espécies se o solo estiver seco". Outra sugestão é a instalação de uma torneira com encaixe de mangueira no próprio jardim ou em uma área próxima. A cada três meses, é preciso colocar adubo orgânico para garantir plantas sempre bonitas e saudáveis.




Estrada Bernardo Coutinho, 1861 - Araras - Petrópolis/RJ - (24) 2222-4634